A trajetória do Centro Espírita Jesus de Nazaré

 
Centro no fianl dos anos 90O Centro Espírita Jesus de Nazaré é o resultado do abnegado trabalho de dona Maria Conceição, uma liderança religiosa que nos anos 60, 70 e 80 auxiliava a comunidade carente de Barra Velha oferecendo passes magnéticos, orações, orientações e sempre que podia, uma palavra amiga inspirada pelo Cristo.

A área onde está o CEJN, localizada no número 130 da rua Lauro Ramos, esquina com a Rua Uruguai, em excelente localização no centro da cidade, inicialmente abrigou uma pequena “igrejinha”, como a fachada se parecia, com uma sala para palestras, uma sala para passes, um banheiro e duas salas pequenas, para atividades diversas.

Toda a construção, inaugurada a 2 de janeiro de 1965, foi custeada por Maria Conceição em área de seus familiares. Para construí-la, dona Maria garimpou o apoio de uma comunidade ainda reticente com os nobres ideais do Espiritismo


Claro que falou mais alto o apoio da Espiritualidade Benfeitora, que resultou na construção desse lar, oficina, escola e hospital do Espiritismo Cristão.

Na época, os trabalhos espirituais na casa eram poucos. Com o desencarne de dona Maria, em 9 de agosto de 1985, surge a figura de outro abnegado trabalhador: Antônio Souza, o veterinário tradicional de Barra Velha, que administra o centro quase ainda sem nenhuma frequência. Centro nos anos 2000
  
Souza contava à época com amigos espíritas de Joinville para as atividades, já que a comunidade espírita de Barra Velha praticamente inexistia. Oswaldo Schroeder, do Núcleo Espírita dos Samaritanos do Caminho (Samacamin) e Luiz Miiller, à época na Sociedade Espírita de Joinville, eram os palestrantes. No auditório, três ou quatro pessoas, no máximo. Até hoje, Souza ainda é frequentador da casa, mesmo com idade avançada.

Depois, nos anos 90, surge o casal Eleazar Marote Garcia e Elza Josetti Marote, que assumem o comando juntamente com o senhor Souza. 

A freqüência ainda era pequena, as cadeiras, de palha. Havia a colaboração do casal Adson e Márcia Bruns, hoje residente em Jaraguá do Sul. Dividindo a manutenção de casa entre poucos, foi grande o suor desses confrades para manter a casa de portas abertas.

Com o desencarne de Garcia, em 8 de setembro de 1997, Domingos Gustzaki assume a presidência por curto espaço de tempo, dando em seguida lugar a Lauro Ávila, de tradicional família espírita. Em pouco tempo, Dourival de Ávila e sua esposa Aninha, se mudando para São João do Itaperiú e em seguida para Barra Velha, integram-se à equipe. Há ainda a colaboração de Teresa Krug e família. 
 
Centro AtualCom o aumento do público, há a primeira ampliação da casa. Uma sala para evangelização infantil é construída nos fundos do CEJN. Nessa época, estão integrados à casa Lucia Helena Purper, Juvan de Souza Neto, Sergio Penna e mais tarde, Jeferson Ostrufka e sua esposa Silviane, além de Nivo e Regina Vieira Barboza, Kátia Collini e Dorival Strelow, entre outros. Colaboração importante também é dada pelo casal Claudio “Guru” e Laura Mengarda, além do irmão de Claudio, Elmo. 

Entre 2008 e 2009, já com frequência maior e mais atividades, o CEJN faz sua maior ampliação. Abre a fachada, ampliando 60m², com dois novos banheiros, área doutrinária para livraria e a Biblioteca “Eleazar Garcia”, além da Campanha do Quilo. O auditório é ampliado em 40 cadeiras. Hoje, as palestras já chegam a reunir, no verão, mais de 70 pessoas. 

Filiado à Federação Espírita Catarinense (FEC) desde maio de 2000, graças ao aval do movimento espírita de Joinville (atual União Regional Espírita 06 – 6ª URE), e em especial ao senhor Olenyr Teixeira, o CEJN hoje oferece um leque de atividades baseadas na fidelidade aos princípios de Allan Kardec sob a égide do Cristo, tornando essa Casa Abençoada de Luz um posto da Ciência, Filosofia e Religião propostas pelo Consolador Prometido por Jesus.

 

Comentários

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário
Este Site não visa fins lucrativos. Só estamos interessados em divulgar a Doutrina Espírita. Caso alguém se sinta prejudicado pelo uso de alguma imagem ou texto aqui publicado, por favor entre em contato que nós providenciaremos a sua retirada. Obrigado.
clique aqui
PARTICIPE DA HOME PAGE DO CEJN
Se você estuda a Doutrina Espírita e tem facilidade para escrever, envie-nos um artigo inédito e ele poderá ser publicado aqui na Home Page.*
Envie:
 c.espiritajesusdenazare@gmail.com
* os textos estarão sujeitos a análise prévia.
   

 

Novidades

Receber nossas novidades!