Simplicidade e luz no movimento espírita cubano


Dica do Juvan
Cenas da incrível “Jornada Global Espírita” de 2009 mostra o clima de fraternidade e simplicidade do movimento espírita em Cuba, mas também dão uma ideia da razão pela qual o País já é a segunda maior nação espírita do mundo

Há tempos pensei em sugerir o link do presente vídeo aos espíritas da nossa listagem, e ao vê-lo reiteradas vezes, sempre pensei se essa “Caravana
Global”   mostrada nas imagens em Cuba não teve muito da própria “Caravana da Fraternidade”, marco da Unificação do Espiritismo no Brasil em 1950. Hoje achei um espacinho na agenda para, em texto, convidar os confrades a “viajar” com a gente junto do movimento espírita cubano.  
Está aí, o vídeo de 2009, gravado em Cuba,



que mostra a caravana organizada por dirigentes e confrades espíritas da Ilha, juntamente com integrantes da Aliança Espírita Evangélica (entidade espírita brasileira). Foram 14 dias de viagens dentro da ilha, com 1.000 espíritas participantes e 2.200 km percorridos!

O objetivo foi estreitar laços e integrar (ou será unificar?) o movimento espírita cubano, isso quatro anos antes do Congresso Espírita Mundial, que neste ano, o Conselho Espírita Internacional promoveu na mesma ilha, de 22 a 25 de março. Parece até mesmo que os auspícios da Espiritualidade surgiram na ocasião visando mesmo o estreitamento de laços!

A cada cena não há como não associar certa similaridade à nossa “Caravana da Fraternidade”: notamos a grande fraternidade dos cubanos, mas também a simplicidade de nossos irmãos espíritas. Casas espíritas ainda muito acanhadas – algumas até verdadeiras choupanas, com tijolos sem reboco e cobertura de palha – servindo para espargir a Luz Espírita em Cuba. Bibliotecas muito simples, livros antigos. Raros materiais pedagógicos de estudos...

Veem-se ainda quadros de Kardec e de Amália Domingo Soler (nobre dama do Espiritismo na Espanha), figurando nas paredes – e há até alguns centros ainda com crucifixos na parede ou no piso, um pequeno atavismo que por certo, não inviabiliza o bem que deve ali acontecer e a difusão dos ensinos espíritas-cristãos. Ao assisti estas cenas, fiquei imaginando o exato conceito de “Cristianismo Redivivo”, diante dessas reuniões. O esforço da Espiritualidade... e quão belas devem ser estas reuniões.

Até mesmo casas com práticas ritualísticas e um velho senhor benzedor foram visitados, além de conhecidos núcleos familiares, que ainda não se formaram em centros espíritas. Em muitos lugares, mesas de frutas eram oferecidas aos visitantes!

A caravana iniciada na Sociedad Espírita Sendero de Amor y Luz, em Havana, avança, em grupos de 10 até 200 confrades, por províncias e cidades como Camaguey, Bayamo, Las Tunas, Puerto Padre, Holguim, San Pablo de Yao (província de Granma)... e a cada “centrinho espírita”, muita simplicidade, mas os sorrisos de alegria estampados... os grupos passam pelo Consejo Espiritista de Cuba, Iglesia Episcopal Cuba (que cede espaço, de forma fraterna, para as reuniões espíritas!) e até mesmo são recebidos no Comitê Central do Partido Comunista Cubano.

Diante do vídeo, entendi porque Cuba é o maior país espírita depois do Brasil, conforme dados do próprio CEI. Como bem publicou a Revista Internacional de Espiritismo (RIE) de maio de 2013, o país é considerado a segunda nação em número de centros espíritas, superando países como Colômbia e Portugal, onde são grandes os números de instituições espíritas. Até então, pensávamos ser Portugal o detentor da segunda colocação.

A RIE aponta que até 1963 houve total liberdade religiosa na ilha, tanto que, entre 1935 e 1963, realizaram-se 26 grandes encontros espíritas nacionais, mas, depois, os trabalhos públicos espíritas foram proibidos. Em 2.000 voltaram a acontecer os encontros espíritas públicos, que culminaram com a primeira visita de Divaldo Franco à ilha em 2008.

O congresso do último mês de maio contou com 24 delegações do exterior e com a maciça participação dos espíritas cubanos. Foram 1.200 congressistas do país anfitrião, 569 brasileiros e 243 de outros países. Aliás, desde o ano 2.000 os líderes espíritas de Cuba vêm trabalhando em conjunto com o Ministério das Religiões para a ampla liberdade religiosa, e o crescimento da Doutrina se dá mesmo porque o panorama é outro: o governo cubano apoia a difusão espírita na ilha.

FEB envia contêiner de livros

Em 2008, o então secretário geral do Conselho Espírita Internacional, Nestor Masotti, obteve o compromisso da Ministra das Religiões de Cuba, Caridad Diego Bello, de que haveria uma maior abertura para a importação de livros pelos espíritas, o que foi conseguido. A Federação Espírita Brasileira, em seguida, enviou um contêiner ao país com livros espíritas que foram distribuídos entre as instituições cubanas, para suprir a falta de material para as reuniões. Um grande avanço, que fará a Doutrina avançar ainda mais, pois sabe-se o grande nível de leitura do povo cubano.

Segundo a médica Marlene Nobre, em entrevista a Claudia Santos, a mudança em relação ao Espiritismo tem se acentuado com o tempo. Na verdade, o ressurgimento do Espiritismo em Cuba é algo extraordinário. Há 400 centros espíritas em Cuba, já legalizados, e 200 em vias de legalização. A abertura religiosa é agora tutelada pelo governo. E ela tem sido efetiva e irreversível.

Entretanto, há divisões doutrinárias, como o “Espiritismo de Cordão”, onde todos rezam de mãos dadas, o “Espiritismo Trincadista”, que não considera a Doutrina como Religião e o “Espiritismo de José de La Luz”, nobre entidade que orienta o movimento cubano sob as diretrizes de Kardec. Cremos que o tempo fará uma maior unificação doutrinária, pois temos de entender que a rigor, nem mesmo no Brasil há uma unificação total.

Confiram o vídeo! Que Jesus abençoe nossos irmãos tarefeiros espíritas cubanos, hoje e sempre!
 

Juvan Neto        
C. E. Jesus de Nazaré
Barra Velha – SC
.


Grupo Más Luz - Espiritismo em Cuba



Grupo Más Luz - Espiritismo em Cuba
 


Espiritismo em Cuba - Espíritas brasleiros em homenagem a José Martí, martir da independência cubana

Comentários

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário
Este Site não visa fins lucrativos. Só estamos interessados em divulgar a Doutrina Espírita. Caso alguém se sinta prejudicado pelo uso de alguma imagem ou texto aqui publicado, por favor entre em contato que nós providenciaremos a sua retirada. Obrigado.
clique aqui
PARTICIPE DA HOME PAGE DO CEJN
Se você estuda a Doutrina Espírita e tem facilidade para escrever, envie-nos um artigo inédito e ele poderá ser publicado aqui na Home Page.*
Envie:
 c.espiritajesusdenazare@gmail.com
* os textos estarão sujeitos a análise prévia.
   

 

Novidades

Receber nossas novidades!